domingo, 15 de novembro de 2009

Igreja Reis Magos (Nova Almeida - Serra - ES)

Fui ontem em Nova Almeida (Serra-ES) e aproveitei para tirar umas fotos da Igreja Reis Magos.













Igreja dos Reis Magos em Nova Almeida - Serra - ES


A história da Igreja dos Reis Magos é uma história de fé, trabalho, lutas, sofrimento e, acima de tudo, de alegria.
Dos antigos aldeamento jesuítico no Espírito Santo, somente a ex-aldeia dos Reis Magos, composta de Igreja, residência e praça , ainda permanece completa e com as características originais.
A sua construção teve início com o Padre Braz Lourenço, junto aos índios Tupiniquins locais.
A primeira capela foi erigida no dia 06 de janeiro de 1557. Era pequena e feita de palhas.
Em 1569 é construída uma nova capela, com ampliação para residência dos padres, terminando-se a obra em 1580.
A construção da Igreja segue a linha arquitetônica de outras edificações da ordem dos jesuítas , num programa construtivo de quadra, características dos mosteiros medievais, muitos ainda encontrados em Lisboa.
As edificações jesuíticas eram feitas para durar enquanto durasse o mundo, tendo o conjunto Reis Magos, as paredes de pedra de recifes com argamassa de barro , areia, cal de conchas (ostras) e óleo de baleia, que sustentam as estruturas de madeira dos pisos e telhados da cobertura em telhas de barro.
Um detalhe típico é que tais telhas eram moldadas nas coxas dos índios que trabalharam na construção da igreja , daí terem as mesmas tamanho e formato diversos.

Os jesuítas tiveram ocasião de escolher o local que melhor proporcionasse uma visão geral do local e, com calma, fazer a construção.

Esta localização permitia boa locomoção para o interior ou para o contato com outra aldeias, pelo litoral, o que facilitava o trabalho de catequização dos índios e propiciar uma fuga fácil no caso de invasão.

Utensílios:
Vários dos elementos arquitetônicos de algumas peças de utilidades e outras decorativas da Igreja foram esculpidas em mármore português, também conhecido como Pedra de Lioz, que foram trazidos como lastros nos navios. Essas peças vinham prontas de Portugal para serem montadas aqui. 

- Pórtico da Entrada Principal: Conta-se que o pórtico da entrada principal da Igreja dos Reis Magos foi montada em pedra de Lioz que retiraram do navio que naufragou em Nova Almeida. 

- Pias em Pedras de Lioz: Na Igreja há 05 (cinco) pias em mármore português, sendo: uma na parede da sacristia (antiga caixa dágua, bica e saída para água servida); uma maior , a única circular e com pé , tendo sido muitas pessoas importantes batizadas ali; e três do tipo bacia, ovais e fixadas nas paredes, para uso de água benta. 

- Altar-Mor: O retábulo do altar-mor é entalhado em madeira e é uma das principais esculturas de interesse histórico no Espírito Santo. È provável que tenha sido concluída em 1701, tendo o seu traçado erudito atribuído a um padre jesuíta e a sua execução possivelmente a índios do local. 

- Adoração dos Reis Magos: A pintura a óleo sobre painel de madeira que, segundo Borges,1998, é do Frei Belchior Paulo e é uma das mais antigas peças de arte sacra brasileira. O Frei veio para o Brasil em 1587 com outros missionários. Os historiadores de arte consideram o Frei como o que iniciou a pintura artística brasileira, pois até então não havia peças decorativas de arte. 

Créditos / Informações:

www.serra.es.gov.br
http://www.ferias.tur.br/informacoes/1944/nova-almeida-es.html 
www.novaalmeida.com
www.wikipédia.com.br

Convento da Penha - ES




Foto tirada de uma foto...não sei de quem é a original.... 

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Convento da Penha (Vila Velha-ES)

O Convento da Penha é um dos santuários mais antigos do Brasil, fundado por Frei Pedro Palácios no ano de 1558, na cidade de Vila Velha, Espírito Santo. Conta uma famosa lenda que o frei Pedro Palácios morava numa gruta que fica aos pés da ladeira do convento e possuía um quadro de Nossa Senhora da Penha. Esse quadro desapareceu três vezes, e as três vezes o mesmo quadro foi encontrado no alto do morro onde foi construído o convento.
Lugar de grande beleza !! O Convento proporciona uma bela visão da orla marítima de Vila Velha e também da costa de Vitória.

O lugar proporciona muita paz para quem visita! Recomendo !! É um lugar mais que perfeito!!






















Passeio em fevereiro/09 (eu e meu filhote)